Resumo do nono dia dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026 e quadro de medalhas

Divulgação | The Olympic Games

• Por Alisson Santos 

O nono dia foi daqueles que mexem com o quadro geral; Canadá finalmente saiu do zero, o Reino Unido explodiu com 2 ouros, a Noruega manteve o rolo compressor no cross-country e nos saltos. E a Itália? Segue vivendo a melhor Olimpíada de Inverno da história do país, com mais um ouro e recordes quebrados em casa.

DESTAQUES

Martin Ponsiluoma vence a perseguição 12.5km do biatlo e garante o primeiro ouro individual sueco no masculino desde 2010 na modalidade. Emilien Jacquelin liderou praticamente a prova toda, mas na última sessão errou 2… e o sueco passou voando.

🥇Martin Ponsiluoma (Suécia)
🥈Sturla Holm Lægreid (Noruega)
🥉Émilian Jacquelin (França)

FINALMENTE o ouro canadense chegou! A potência dos Jogos Olímpicos de Inverno e segunda maior delegação, demorou mais dias do que o Brasil para ganhar seu primeiro ouro. E chegou do jeito mais simbólico possível; Mikael Kingsbury, o maior da história do Moguls, vence o Dual Moguls e conquista sua 5ª medalha olímpica (2-3-0).

Na final contra Horishima, o japonês errou e nem completou o último salto.

🥇Mikael Kingsbury (Canadá)
🥈Ikuma Horishima (Japão)
🥉Matt Graham (Austrália)

A Noruega vence o revezamento 4x7,5km masculino no cross-country, chega a 11 ouros e dispara no quadro geral.

Com Johannes Klæbo fechando, o monstro chega a 9 ouros olímpicos e vira oficialmente o maior vencedor de ouros da história dos Jogos de Inverno.

🥇Noruega
🥈França 
🥉Itália 

Federica Brignone vence mais uma no esqui alpino e conquista seu 2º ouro nos Jogos. E teve o detalhe mais raro; empate na prata entre Sara Hector e Thea Louise Stjernesund — e elas empataram tanto na 1ª quanto na 2ª descida.

🥇Federica Brignone (Itália)
🥈Sara Hector (Suécia)
🥈Thea Louise Stjernesund (Noruega)

Dupla britânica é ouro no Snowboard Cross por equipe mista. E foi com drama; Michela Moioli fez uma recuperação absurda pra buscar a prata italiana.

🥇Huw Nightingale/Charlotte Bankes (Reino Unido)
🥈Lorenzo Sommariva/Michela Moioli (Itália)
🥉Loan Bozzolo/Lea Casta (França)

Lisa Vittozzi é ouro na perseguição 10km do biatlo e entra pra história; é o primeiro ouro italiano no biatlo em Jogos de Inverno. E o país anfitrião chega a 8 ouros, confirmando a melhor campanha da história.

🥇Lisa Vittozzi (Itália)
🥈Maren Kirkeeide (Noruega)
🥉Suvi Minkkinen (Finlândia)

Femke Kok domina os 500m da patinação de velocidade e vence com recorde olímpico; 36.49.

🥇Femke Kok (Holanda)
🥈Jutta Leerdam (Holanda)
🥉Miho Takagi (Japão)

2º ouro do dia pros britânicos, agora no Skeleton por equipes, na estreia olímpica do evento. E que detalhe; prata e bronze pra Alemanha separados por 0.01.

🥇Tabby Stoecker/Matt Weston (Reino Unido)
🥈Susanne Kreher/Axel Jungk (Alemanha)
🥉Jacqueline Pfeiffer/Christopher Grotheer (Alemanha)

Anna Odine Strøm faz a dobradinha e vence também no Large Hill feminino, desbancando a favorita Nika Prevc. A Noruega fecha o dia chegando a 12 ouros nos Jogos e segue no ritmo de recorde histórico.

🥇Anna Odine Strøm (Noruega)
🥈Eirin Maria Kvandal (Noruega)
🥉Nika Prevc (Eslovênia)

Comentários