Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Grammy de Melhor Álbum de Música Global com registro ao vivo histórico

Divulgação | Grammy

• Por Alisson Santos 

Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistaram, neste domingo (1º), o Grammy de Melhor Álbum de Música Global com o disco Caetano e Bethânia Ao Vivo, coroando um dos encontros mais emblemáticos da música brasileira recente no palco internacional.

Os artistas não estiveram presentes na cerimônia, realizada nos Estados Unidos. A estatueta foi recebida pela cantora e apresentadora Dee Dee Bridgewater, que aceitou o prêmio em nome dos brasileiros, sob aplausos da plateia.

O álbum vencedor superou uma lista forte de concorrentes internacionais: Sounds of Kumbha, de Siddhant Bhatia; No Sign of Weakness, de Burna Boy; Eclairer le monde – Light the World, de Youssou N’Dour; Mind Explosion – 50th Anniversary Tour Live, de Shakti; e Chapter III: We Return To Light, de Anoushka Shankar, com Alam Khan e Sarathy Korwar.

A conquista tem um peso histórico especial para Maria Bethânia, que vence o primeiro Grammy da carreira. Com o feito, ela se torna a primeira intérprete da MPB a receber uma estatueta da premiação, frequentemente chamada de “Oscar da música". Para Caetano Veloso, o prêmio marca mais um capítulo em uma relação antiga com o Grammy. O artista já havia sido laureado em 2000, pelo álbum Livro (1997) e em 2001, como produtor de João Voz e Violão, de João Gilberto. 

Comentários