Crítica | Um Cabra Bom de Bola - É uma jogada certeira que marca pontos com o público, pois ele vibra, diverte e vence o desafio de se superar e mostrar ao que veio.
| Divulgação | Sony Pictures Animation |
• Por Daniel Pereira
Nos últimos tempos temos visto que grande parte das animações tem se desdobrado com foco em outros núcleos, como família, amizade entre outros. Não é sempre que esporte se enquadra nesse molde, sendo poucas as referências que temos em relação a essa temática. Um Cabra Bom de Bola chega como uma grata surpresa, trazendo um pouco de mudança para esse cenário. Confesso que a primeira vista não me pareceu tão atrativa a ideia de um filme sobre um cabrito jogador de basquete, e felizmente eu estava errado em meu primeiro julgamento.
A história de Zeca se mostra extremamente honesta desde o início, seu objetivo é claro e não há aberturas para questionamentos, ele deseja ser um atleta e faz disso seu objetivo de vida. Como esperado ocorre uma inserção de um arco triste em sua história, mas isso não se torna o foco do protagonista, é apenas um pano de fundo, uma pequena alavanca narrativa. Em contrapartida, a história de Zeca, temos Jaque, a inspiração do protagonista, o auge de todos os atletas, mas quando as luzes se apagam podemos ver quem ela realmente é. Encarar a história da Jaque, é ver o reflexo do que acontece com muitos atletas, a queda de um pódio onde o maior inimigo é o tempo.
O contraste entre Zeca, um jovem buscando por uma chance em um mundo de gigantes, e Jaque, uma gigante em queda é a engrenagem que move o filme. Essa disputa e desejo por se provar é o que conecta ambos, traz a realidade de atletas de alto rendimento e a cobrança por estar sempre se superando, as expectativas que são geradas quando a esperança, sonhos e todo um povo que torce por você e espera que você seja sempre um modelo ideal, o topo do mundo.
Rivalidade e pressão são temas que se abrangem ao trazer a tona os desafios de cada personagem, seja por onda de meses e ataques onlines por uma fala ou ação não intencional. A conciliação entre vida pessoal, paternidade e exaustão do trabalho é apresentada de forma explicita, para que o público veja como é os bastidores da vida de um atleta que precisa se dedicar ao esporte, ao mesmo tempo que precisa de oportunidades para de fato mostrar que vale o investimento, enquanto tenta sobreviver trabalhando como pode, enquanto o sonho não se realiza.
| Divulgação | Sony Pictures Animation |
Apesar dos temas mais sérios abordados no filme, como a corrupção e artimanhas empresariais, a história não se perde e mantém o bom humor de maneira muito natural, cativando o público-alvo que de fato são as crianças. Porém, um dos elementos abordados na dublagem do filme pareceu um tanto perdido. Na busca por trazer uma marca nacional ao filme, a dublagem optou por inserir um sotaque nordestino ao protagonista e em sua mãe, mas apesar do trabalho excelente da dublagem brasileira, essa inserção se mostra um tanto perdida quando em toda a história esses são os únicos personagens com essa característica. Pensando em diversidade e no desejo de trazer essa marca, seria mais interessante ver outros personagens que também tivesse esse sotaque e mais dessa pluralidade linguística.
A animação sem dúvida nenhuma é excelente de todas as formas, algo já esperado desde o lançamento do trailer. A maneira como os cenários são construídos, mesclando aspectos da natureza selvagem com elementos da cidade traz um aspecto muito natural, agradável visualmente e que apresenta um traço genuíno. Algo que me surpreendeu de uma forma muito positiva, é que apesar do filme trabalhar em grande parte com os animais assumindo uma postura mais humanoide, os traços animalescos são mantidos e até mesmo contamos com momentos em que deixam de ser bípedes para andar como quadrúpedes, assim como os vemos na natureza, de modo que essa humanização não pareça tão estranha, apesar de ser algo natural se considerarmos outros filmes com essa proposta animal. Um Cabra Bom de Bola é uma jogada certeira que marca pontos com o público, pois ele vibra, diverte e vence o desafio de se superar e mostrar ao que veio.
Com estreia marcada para 12 de fevereiro nos cinemas do Brasil, Um Cabra Bom de Bola é uma animação original da Sony Pictures Animation, o estúdio por trás de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e Guerreiras do K-Pop.
Avaliação - 8/10
Comentários
Postar um comentário