Crédito | @culturalcaio |
• Por Alisson Santos
Um dos grandes nomes do trap nacional, Yunk Vino dá início aos trabalhos de 2025 com o lançamento de duas novas faixas: Pool Party e Vivências. As músicas chegam ao público no dia 19 de fevereiro, através das plataformas de streaming de áudio (ouça aqui), pelo selo Labbel Records, vinculado à produtora Boogie Naipe. Além disso, ambas serão acompanhadas por visualizers lyric vídeos, que estarão disponíveis no canal oficial do artista no YouTube (veja aqui).
O lançamento duplo reflete a versatilidade de Yunk Vino e sua capacidade de transitar entre diferentes sonoridades. Vivências carrega uma pegada introspectiva, com influências do G-funk, estilo que ganhou notoriedade na costa oeste dos EUA nos anos 1990. Já Pool Party aposta em uma energia mais dançante e vibrante, explorando elementos do afrobeat e reggaeton.
Para o rapper, a diferença entre os estilos das duas faixas é algo que as torna complementares. "Essa é a terceira vez que lanço duas músicas ao mesmo tempo. Sempre gostei dessa mistura de ritmos porque reflete como me sinto em diferentes momentos. Às vezes quero agitação, outras vezes prefiro tranquilidade. Acho que uma música equilibra a outra", explica Vino.
As letras das canções remetem a um período da vida do artista em que ele frequentava muitas festas, mas ao mesmo tempo, ele acredita que seu trabalho é contemporâneo e, de certa forma, até mesmo visionário. "Eu sempre procuro trazer algo novo, mesclando estilos de um jeito que ninguém espera. Essa mistura faz com que minhas músicas pareçam à frente do tempo", comenta.
Trechos das faixas já haviam sido apresentados ao público em lives e, devido à excelente recepção, os fãs passaram a pedir pelo lançamento oficial. Agora, o desejo se torna realidade.
A produção de Pool Party ficou a cargo de Ecologik, enquanto Vivências contou com a colaboração de Mathinvoker, D Santana, Trxntin e 808 Luke. Esta última faça, inclusive, foi concebida durante o primeiro camping musical de Yunk Vino, realizado no Guarujá, litoral paulista.
"Eu e Vino sempre tivemos uma conexão muito forte no estúdio, e "Pool Party" nasceu de uma experimentação. Misturamos a bateria de afrobeat com elementos de reggaeton e uma melodia espacial inspirada na música eletrônica", detalha Ecologik. Mathinvoker, por sua vez, descreve o camping como uma experiência enriquecedora, sentimento compartilhado por D Santana, Trxntin e 808 Luke. "Foi nossa primeira imersão com ele, e deu para ver de perto a facilidade que Yunk tem para criar. Sentimos que conseguimos explorar uma nova vertente do seu som, e tudo fluiu muito bem", diz Mathinvoker.
Os visualizers lyric vídeos das faixas serão lançados às 12h e contarão com uma estética retrô, inspirada nas filmagens VHS. A ideia é transmitir um ar nostálgico, remetendo ao tempo em que as músicas foram criadas antes de serem finalmente disponibilizadas ao público.
Comentários
Postar um comentário