| Divulgação | MDH Entretenimento |
• Por Alisson Santos
O Brasil voltou a marcar presença nas shortlists de uma das mais importantes premiações do cinema mundial, reforçando a força e a diversidade de sua produção audiovisual em diferentes categorias. O longa escolhido para representar o país, O Agente Secreto, apareceu em duas pré-listas de destaque; Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. Além disso, o filme também deve render outras indicações para categorias que não possuem shortlists, como Melhor Ator e até Melhor Filme.
Outra produção brasileira que ganhou grande repercussão foi Apocalipse nos Trópicos, novo documentário dirigido por Petra Costa, pré-selecionado para Melhor Documentário e com muitas chances de estar na lista final. O filme, disponível na Netflix, explora a crescente influência de movimentos evangélicos na política brasileira e seu impacto sobre o cenário sociopolítico recente, reunindo entrevistas e imagens que revelam os bastidores das eleições e das decisões que moldaram o país nos últimos anos.
Também na categoria de documentário, a coprodução internacional Yanuni conquistou espaço nas pré-indicações. Realizado em parceria entre Brasil, Áustria, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, o longa conta com produção de Leonardo DiCaprio e acompanha a trajetória da liderança indígena Juma Xipaia, figura central na luta pela justiça climática e primeira Secretária de Direitos Indígenas do Brasil.
O Brasil também aparece na shortlist de Melhor Curta-Metragem com Amarela, dirigido por André Hayato Saito. A obra se passa em São Paulo durante a final da Copa do Mundo de 1998 e acompanha a história de uma adolescente nipo-brasileira lidando com racismo, xenofobia e questões de identidade, num retrato sensível das tensões sociais e do sentimento de pertencimento.
Além dos filmes, o diretor de fotografia paulistano Adolpho Veloso foi apontado na shortlist de Melhor Fotografia pelo seu trabalho na produção Sonhos de Trem, um longa da Netflix que atrai atenção pelo uso poético da luz e da composição visual, refletindo olhares contemporâneos sobre memória e transformação.
Comentários
Postar um comentário