Tweets antigos de Karla Sofía Gascón ressurgem e geram controvérsia

Divulgação | Karla Sofía Gascón

• Por Alisson Santos 

Um dia após se retratar por suas declarações sobre Fernanda Torres e equipe, a atriz Karla Sofía Gascón voltou a ser alvo de polêmica nas redes sociais. Nesta quinta-feira (30), internautas resgataram uma série de postagens antigas da artista no X (antigo Twitter), nas quais ela expressa opiniões polêmicas sobre muçulmanos, George Floyd e a diversidade no Oscar.  

Gascón, que fez história como a primeira atriz trans indicada ao Oscar pelo filme 'Emilia Pérez', havia criticado o Oscar de 2021, alegando que a premiação estava excessivamente focada na diversidade. Na ocasião, ela escreveu:  

"Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto. Eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M. Além disso, uma gala feia, feia."

Divulgação | X

Em outro post polêmico, a atriz comentou a morte de George Floyd, símbolo da luta contra a brutalidade policial nos Estados Unidos. Ela afirmou:  

"Acho que pouquíssimas pessoas realmente se importaram com George Floyd, um viciado em drogas e traficante. Mas sua morte serviu para demonstrar que ainda há quem considere negros como macacos sem direitos e policiais como assassinos." 

Divulgação | X

Gascón também fez declarações ironizando o Islã. Em uma publicação de setembro de 2020, ao compartilhar uma foto de uma família muçulmana, escreveu:  

"O Islã é maravilhoso, sem nenhum machismo. As mulheres são tão respeitadas que possuem um buraquinho quadrado no rosto para que os olhos e a boca fiquem visíveis – mas só se elas se comportarem. Embora se vistam assim para seu próprio prazer. Quão profundamente repugnante para a humanidade."

Divulgação | X

E um twitter extremamente xenofóbico onde dizia: "Sinto muito, é só impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias abaixadas até os calcanhares. No ano que vem, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe."

Divulgação | X

As declarações viralizaram e foram repercutidas por veículos internacionais como Variety e Deadline. No entanto, até o momento, nem a equipe da atriz nem a produção de 'Emilia Pérez' se pronunciaram sobre o caso. Os tweets foram apagados após ganharem notoriedade.

Comentários