Divulgação | Mostra de São Paulo |
• Por Alisson Santos
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anunciou a segunda edição da Mostrinha, programa voltado à infância e à juventude com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do universo cinematográfico e formar uma nova geração de espectadores.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, com patrocínio da Spcine, a Mostrinha acontece entre os dias 17 e 30 de outubro de 2025, em sessões gratuitas e pagas, espalhadas por diversos pontos da capital paulista.
A sessão de abertura acontece no dia 16 de outubro, na Sala São Paulo, com a première do filme brasileiro O Diário de Pilar na Amazônia, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put. Inspirado nos livros de Flávia Lins e Silva, a animação acompanha Pilar, Breno e o gato Samba em aventuras pela floresta amazônica. O elenco conta com Lina Flor, Miguel Soares, Sophia Ataíde e Thúlio Naab, além de nomes de peso como Nanda Costa, Marcelo Adnet, Emílio Dantas e Babu Santana.
Entre os títulos estrangeiros estão Maya, Me Dê um Título, do francês Michel Gondry, obra animada criada em diálogo com sua filha, e Hola Frida, animação franco-canadense sobre a infância da artista Frida Kahlo. A programação inclui ainda um especial de curtas-metragens de Portugal e Reino Unido, com produções premiadas como A Cada Dia que Passa (Emanuel Nevado) e Dia do Caranguejo (Ross Stringer).
Divulgação | Mostra de São Paulo |
O público poderá conferir estreias aguardadas como D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima, nova aventura dos Detetives do Prédio Azul; Colegas e o Herdeiro, de Marcelo Galvão, continuação do premiado Colegas; Criaturas: Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso; Papaya, de Priscilla Kellen; e Aventuras de Makunáima: Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello.
A edição de 2025 presta tributo ao quadrinista Mauricio de Sousa, que assina o pôster oficial e será agraciado com o Prêmio Leon Cakoff, concedido pela 49ª Mostra a personalidades da cultura e do audiovisual. Como parte da homenagem, serão exibidos Turma da Mônica: Laços (2019), Turma da Mônica: Origens (2024), além de Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025) e uma cinebiografia inédita do criador do bairro do Limoeiro. Veja o pôster oficial abaixo:
Pôster oficial desenhado pelo Mauricio de Sousa |
Ao todo, a Mostrinha contará com 26 telas nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e exibições em equipamentos do Circuito Spcine, como o Centro Cultural São Paulo, o Centro Cultural Olido e a Biblioteca Roberto Santos. Também haverá sessões na Sala Petrobras na Mostra (Cinemateca Brasileira), no CineSesc, na Cinesala e no Espaço Petrobras de Cinema.
As sessões nos endereços da rede Spcine e na Sala Petrobras são gratuitas. Já no CineSesc, Cinesala e Espaço Petrobras de Cinema, os ingressos custam R$ 32,00 (inteira) e R$ 16,00 (meia).
Comentários
Postar um comentário