| Divulgação | Retrato Filmes |
• Por Alisson Santos
A 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será inaugurada no dia 15 de outubro, com a exibição de Sirât, novo longa do cineasta franco-espanhol Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes. A cerimônia de abertura acontece na Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, e terá apresentação de Renata de Almeida, diretora da Mostra, ao lado do jornalista Serginho Groisman.
O evento reunirá nomes de destaque do setor audiovisual, autoridades e patrocinadores, além de contar com a presença das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que integram o elenco do filme.
Distribuído no Brasil pela Retrato Filmes, Sirât narra a jornada de um pai e de um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos em busca de Mar — filha e irmã dos protagonistas — desaparecida meses antes durante uma dessas festas. Entre batidas eletrônicas e uma sensação de liberdade desmedida, os dois seguem pistas incertas, distribuindo fotos da jovem. A busca se torna cada vez mais árdua até culminar em uma última festa no deserto, onde, diante de um cenário abrasador, são obrigados a confrontar não apenas a ausência da filha, mas também seus próprios limites.
Escolhido pela Espanha para disputar uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, Sirât consolida o reconhecimento internacional de Oliver Laxe. O diretor, nascido na França em 1982 em uma família de imigrantes espanhóis, tem uma relação antiga com a Mostra; já exibiu Todos São Capitães (2010), Mimosas (2016) e O que Arde (2019) em edições anteriores.
Além da sessão de abertura, o filme terá exibições comerciais ao longo do festival, que acontece entre os dias 16 e 30 de outubro em diversas salas de cinema de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário