Ramon Dino faz história e conquista título inédito no Mr. Olympia 2025

Divulgação | Ramon Dino

• Por Alisson Santos 

O Brasil amanheceu com um novo campeão mundial no fisiculturismo. Ramon Dino, o “Dinossauro Acreano”, escreveu seu nome na história ao conquistar o título inédito do Mr. Olympia 2025, na categoria Classic Physique, em evento realizado neste sábado (11) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Após bater na trave em duas oportunidades — vice-campeão em 2022 e 2023, além do quinto lugar em 2024 — o acreano enfim alcançou o topo do pódio, coroando uma trajetória marcada por superação, disciplina e fé.

“Dá um flashback das vivências de antigamente, mas olhando tudo isso, tudo que passou, mesmo sendo difícil, valeu a pena. Sempre tive crença em Deus, apesar das dificuldades, e Ele sempre me fortaleceu na caminhada. E deu certo”, disse Ramon, emocionado, logo após o anúncio do resultado.

Nas prévias, Dino já havia chamado atenção dos juízes e do público ao ser colocado no centro do palco — posição que costuma indicar os principais favoritos. Com uma combinação precisa de simetria, volume e definição muscular, o brasileiro superou o alemão Mike Sommerfeld (vice-campeão em 2024) e o norte-americano Terrence Ruffin Diesel, o Ruff, que era um dos nomes mais cotados ao título.

A disputa marcou uma nova era na categoria. Isso porque Chris Bumstead, o CBum, fisiculturista canadense, anunciou aposentadoria e não esteve entre os competidores deste ano após ser hexacampeão em 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024.

A conquista representa um marco para o país; é o primeiro título masculino do Brasil na história do Mr. Olympia. Até então, os únicos troféus brasileiros haviam sido conquistados por mulheres — Eduarda Bezerra, campeã na categoria Wellness, e Natália Coelho, vencedora na Women’s Physique, ambas na noite anterior.

Comentários